sexta-feira, julho 19, 2013

À descoberta da IRLANDA - Dias 47 a 49 de viagem - 17 a 19.julho.13

EI-LOS... às 9 da manhã... o Artur e Emília
Dia 47 – 17.jul.13 – 4ª. feira
KENMARE – Moll’s Gap – Vieux of Ladies – Muckross House (Hillarnay National Park) – KILLARNEY – Fossa Church
Despertar com um dia de sol pleno. Os meus amigos às 9 da manhã já se banhavam na mini-praia na retaguarda das AC… segundo eles a água estaria a temperatura superior a 20ºC.
No meu caso, iniciei mal o dia… muito embora já há uns 15 dias começasse a cozinhar com uma pequena botija de Camping-Gas… fiquei com a 2ª botija de propano a zero… Nunca tal me havia acontecido… mesmo se por hábito trazia comigo habitualmente duas botijas…
Valeu-me o meu parceiro ter trazido um tubo de ligação que eu lhe havia oferecido e ligar a pequena botija… mas… de butano… que jamais utilizei na AC por ter mais tendência para obstruir e sujar as tubagens do frigorífico…
Cruzo os dedos pois até Espanha não poderei comprar gaz já que o sistema de ligação é diferente do nosso… estas coisas acontecem quando já somos ‘catedráticos’ nestas andanças, pois facilitamos mais…
Também é uma verdade que todas as pessoas com quem havia conversado (portugueses, espanhóis, ingleses e irlandeses) me diziam que no Reino Unido, Escócia e Irlanda, não havia o hábito nem locais para pernoitar livremente… puro engano, temos ficado em locais super interessantes em toda a costa e sem qualquer problema…

Loll's Gap
O percurso de hoje será curto, mas esperava que mais interessante em termos de mais um  trecho do ‘’ring of kerry’’…
Para começo, após alguma subida, atingimos o alto (250 mts) de Loll’s Gap onde estacionamos por instantes.
Lolls Gap
Uns 6 km mais adiante por percurso algo sinuoso e por vezes estreito, chegamos ao badalado miradoiro de ‘’ Ladies View’’ – deve o nome à admiração que provocou entre as damas de honor da raínha Vitória quando esta visitou o local em 1861 -… uma pena não havermos parado 2 km antes num outro não publicitado por dispor para aí uns 4 lugares mas que seria a parte mais grandiosa desta vista já que abarcava duma forma mais abrangente os dois lagos… retivemos na retina mas não foi possível registar em fotos…

Pouco mais à frente, nova paragem para almoço num pequeno estacionamento sob o manto de abundante vegetação. Estávamos já no ‘’ Hillarnay National Park’’.

Após o almoço, decidido fazer um dos muitos percursos pedestres do parque… o mais curto e de dificuldade ‘moderado’. Uma agradável caminhada por debaixo de enormes e centenárias árvores, passando numa pequena queda de água – a Torc Waterfall.
O dia estava quente, mas nada que incomodasse.

Torc Waterfall

Passagem pela Muckrross House e jardins envolventes. Uma imponente mansão construída em 1843 em estilo isabelino (em obras de restauro das fachadas). Ao pé, a Muckross Farm, uma quinta onde ainda se pratica agricultura tradicional.

Muckrross House - jardins envolventes

Muckrross House

Novo arranque para meia dúzia de kms adiante chegarmos à cidade de KILLARNEY, onde nos dirigimos a uma estação de serviço para abastecer combustível. Pagamos o gasóleo mais caro da República da Irlanda ( € 1,529 ), mesmo assim, muito menos que no Reino Unido, Escócia ou Irlanda do Norte!
Ao passar no centro da cidade constatamos que os poucos parques de estacionamento estavam repletos e eram pagos e em alguns havia barreiras de limitação de altura…
Como já vem sendo habitual, estacionamos num bairro de moradias defronte de uma pequena vivenda onde os donos fruíam o sol no quintal… a pergunta habitual… podemos estacionar aqui para visitar a cidade? Que sim, sem problemas… e logo a seguir, uma ‘senhorita’ vem dizer-nos que não se pode parar ali… pois… os vizinhos autorizaram… ah ok. – no problems!!!
A visita à cidade e para arrefecer a quente tarde, a paragem numa agradável esplanada onde uma ‘pink’ nos ficou por € 4,50!!!

o 'vidro' é que desfoca...

a cana de pesca, sempre ajuda nas refeições...

Killarney, ( 9.500 hab.), cidade turística onde reina um ambiente agradável e descontraído. Terra de muitos cocheiros que oferecem percursos aos turistas pelo Parque Nacional. Muitas lojas na cidade que estão abertas até às 22 horas que se justifica pelos muitos turistas que aqui chegam de vários cantos do mundo.
Visita feita, ainda constatamos que no centro da cidade um parque de estacionamento tinha as barreiras afastadas e após as 18,30h seria grátis… mas para pernoitar no centro de uma cidade é sempre um risco de noite ruidosa, pelo que seguimos para oeste uns 5 km já que tínhamos no Gps registada uma APN… puro engano..,. é um Camping…
Acontece que do outro lado da rua existe um parque de estacionamento de uma igreja contemporânea que se encontrava aberta e onde não conseguimos encontrar ninguém para pedir permissão para a pernoita.

Um coelho, veio sorrateiro dar uma olhada às Ac, julgo que apenas pela curiosidade já que ao me ver, de pinote em pinote se ‘pôs ao fresco’…
Logo se verá se o sacerdote mais ao anoitecer vem fechar a igreja. Afinal, chegou estávamos já a meio do telejornal, com as parabólicas já içadas… que sim… seríamos bem recebidos…
O passeio pedestre pelas proximidades ocorreu pelas 21,00… com  entrada ‘em casa’ pelas 22,30h ainda no lusco fusco… e a temperatura no exterior a rondar os 22ºC, o que meva a pensar que o mês de Julho será o mês ideal para visitar o País.
Pernoita – Fossa church : Gps N 52º 04’ 12.5’’  -  W 009º 35’ 03.7’’
Percorridos: 5.188 Km  ( dia 47 km )
Dia 48 – 18.jul.13 – 5ª. feira
Fossa Church – KILLARNEY – CORK – BLARNEY ( _P_ Castle Blarney)
Pela manhã a neblina refrescou um pouco o ambiente.
Logo na abertura do Camping contíguo, fui adquirir uma botija de ‘butano’ – camping/gas ( 3kgs) que me custou uma enormidade: € 28,00! Em Portugal uma de propano de 11 Kgs estava à saída a € 27,00 e em Espanha € 15,50!
Para a frente é que é o caminho… voltamos a passar em Killarney por estradas geralmente razoáveis e um pequeno lanço de AE (uns 6 kms…).
Em Kork seguimos em direcção ao centro, mas como seria de esperar, os parques ou eram subterrâneos ou estavam repletos. De imediato demos instruções para nos levar ao Lidl mais próximo do centro que ficaria a 2,5 Km.
As comprinhas para justificar a ida, e a visita a pé ao centro citadino. Percorremos uns 4 km pois quando nos apercebemos que íamos a caminhar em sentido lateral, já era tarde…
A visita à cosmopolita cidade com uma tarde quente, não tanto como a canícula portuguesa, mas já incomodativa.

Era uma vez um Atum!

Palácio da Justiça

Mais uma desagradável ocorrência, desta vez acontecida comigo. Precisava de levantar € no MB. Por cá os MB geralmente tem filas de espera pois não abundam. Coloquei o cartão no bolso da camisa e pelos vistos com o sobe e desce da alça da mochila da máquina fotográfica foi fazendo com que ele saltasse do bolso sem o ter notado e me ter caído algures…
Um telefonema ao Banco resolverá a questão pois o cartão não é de crédito… mesmo assim, terei de pagar a taxa de inserção em ‘lista negra’ por prudência…
O regresso fez-se de táxi e coube-nos um motorista palrador de origem Libanêsa…
O Artur tinha consigo uma lista retirada de ‘site AC’ italiano onde constava a 7 Km um parqueamento grátis junto ao Castelo de Blarney e foi para lá que seguimos.
A visita ao castelo (em ruínas) termina às 18h, hora a que chegamos… passados 15 minutos correram uma barreira para não entrarem mais viaturas.
Foi na hora ‘H’… ficamos no parque 4 AC ( 2 francesas).
Teremos uma noite calma pois não entram viaturas e a povoação ali ao lado é pacata mesmo se tem ‘pub’s’, restaurantes e Hotéis.
Percorridos: 5.295 Km ( dia 107 Km )
 Dia 49 – 19.jul.13 – 6ª. feira
CORK – BLARNEY ( _P_ Castle Blarney) - CORK - DUNGARVAN
no percurso quando não se passa no mar ou no rio... temos os lagos
Um dia daqueles em que apetece nada fazer...
Bom tempo, e já a escassa centena de km's do porto de embarque para França...
Ainda falamos na hipótese de antecipar o 'ferry' já reservado, mas com o bom tempo e sem exageros de temperatura, vamos ficando por cá, até 3ª feira.
Paramos para almoço, jantar e para dormir, nesta pacata cidade de Dungarvan a escassos metros do mar, na margem do rio Colligan.
O nome Irlandês da cidade significa ' fortaleza do Garbhan', referindo-se a São garbhan que fundou uma igreja no séc. VII.

não tinha ainda nenhuma foto com a minha 'africana', fi-la para ilustrar pequena reportagem que vai sair no 'DN'
a jornalista escolherá uma...

Aqui viemos parar... para almoço, jantar e dormida...

nas praças centrais, os automóveis tem lugar

O castelo

o nosso pequeno bairro desta noite

Percorridos: 5.381 Km ( dia 86 km )